A Síndrome do negro único nas representações midiáticas

Patricia Hill Collins e Grada Kilomba nos ajudam a pensar a ética binária do racismo, constituída por um eu ontológico universal branco e a construção de outridades a partir desta referência inicial e absoluta de humanidade. Daí, deriva-se um movimento psicanalítico de constituição da dualidade sujeito-objeto, ética fundamental da dominação racial do projeto colonial antigo e moderno.

Roland Barthes, ao tratar do mito enquanto uma operação semântica de esvaziamento do signo de sua historicidade, também nos ajuda a pensar a síndrome do negro único nas representações midiáticas do mainstream. Construir a negritude como excepcional, isolada de sua comunidade, encaixada no projeto da branquitude, é mais perverso do que se não tivesse nenhum negro, pois reforça a ideia benevolente da cota — que jamais dá conta de nossa diversidade e constrói um ambiente de ressentimento entre os nossos pelas migalhas que o sistema concede.

Ainda na pista de Barthes, ele vai dizer que a construção do mito sempre vai demandar a presença do signo, ele vai estar ali, mas sua presença será subtraída, malemolente, maleável à manipulação de sentido, transformada em barganha semiológica, diferente das presenças-sujeito, transformada em presença-objeto.

Texto: (Bruna Rocha)

--

--

--

Plataforma de divulgação e democratização da produção científica nas áreas de Comunicação, Semiótica e Ciências Sociais, orientada por princípios antirracistas.

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store
Semiótica Antirracista

Semiótica Antirracista

Plataforma de divulgação e democratização da produção científica nas áreas de Comunicação, Semiótica e Ciências Sociais, orientada por princípios antirracistas.

More from Medium

#NEW AWESOME LEGIT PROJECT INVESTMENT  #0DAYS Launch a Second ago!

Wolf It Yourway

Scam Broker Investigator — Kato Prime Review

Maui Memories, in waves & ridges